Da Redação
Mais de 140 milhões de brasileiros vão as urnas neste domingo (05/10), para votar para presidente da República, governador, deputado estadual ou distrital, deputado federal e senador. No Rio Grande do Sul, 8.392.033 estão aptos para o pleito, que ocorre das 8h às 17h.
Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista). A apresentação do título eleitoral é facultativa. Mesmo quem levar o título precisará apresentar também o documento com foto. Clique aqui para consultar sua zona e seção eleitoral.
É proibido usar nas cabines de votação celulares com câmera ou qualquer outro aparelho que produza imagens, mas os eleitores podem levar uma cola com os números dos candidatos. É permitido manifestar opinião política com uso de broches, bandeiras e adesivos, só que de forma silenciosa e individual.
Onze candidatos concorrem à presidência da República: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Everaldo Dias (PSC), José Levi Fidélix (PRTB), Luciana Genro (Psol), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).
Ao governo do Estado são oito concorrentes: Ana Amélia Lemos (PP), Edson Estivalete (PRTB), Humberto Carvalho (PCB), José Ivo Sartori (PMDB), João Carlos Rodrigues (PMN), Roberto Robaina (Psol), Tarso Genro (PT) e Vieira da Cunha (PDT).
A disputa por uma vaga ao Senado tem sete candidatos: Ciro Machado (PMN), Julio Flores (PSTU), Lasier Martins (PDT), Olívio Dutra (PT), Pedro Simon (PMDB), Rubens Guldemberg (PRP) e Simone Leite (PP).
São 722 candidatos no pleito pelas 55 vagas de deputados estadual enquanto 328 disputam 31 lugares na Câmara Federal.
As vagas para deputados não levam em conta apenas a quantidade de votos. Elas são preenchidas também de acordo com o cálculo do quociente eleitoral, que considera o resultado da divisão do número de votos válidos no pleito – todos os contabilizados, excluídos brancos e nulos – pelo total de vagas a serem preenchidas em cada parlamento. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que o resultado do primeiro turno no RS seja conhecido até as 21h.
______________________________________________________________________________________________________________
Tempo
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.
Produzido por Portal Aconteceu