E-mail:
Uma das características de nosso tempo é a fragmentação da vida. Se há algumas décadas muitos se impressionavam com a defesa de Sartre por um “projeto para a vida”, construído consistentemente e passo a passo, as gerações atuais têm grande dificuldade para pensar dessa forma: não se sabe o que vai acontecer no ano que vem, e muito menos é possível planejar a vida a longo prazo.
A fragmentação se expressa também na forma como as relações humanas se dão. Um jovem me contou que tinha feito “500 amigos” no Facebook em poucos dias. Eu tenho 86 anos e não tenho 500 amigos, respondi. Está claro que a palavra significa coisas diferentes para diferentes gerações.
Os laços humanos anteriormente se davam em comunidade, e a comunidade, com seus costumes, crenças e contextos, preexiste ao indivíduo. Hoje, esses laços se dão em rede.
A rede é mantida viva por duas atividades: conectar e desconectar. O atrativo da ‘amizade Facebook’ é que é fácil conectar, mas a grande atração é a facilidade de desconectar. Na relação frente a frente e olho no olho, quebrar as relações é traumático, porque é preciso ter razões ou inventar desculpas, mentir etc. Na internet a ruptura é fácil.
Os laços humanos são uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Benção por ter confiança numa pessoa e se sentir capaz de fazer algo por ela, o que não existe na “amizade Facebook”. Eu lamento que muitos jovens não sabem a riqueza que perderam, porque não viveram esse tipo de amizade. A maldição vem porque, quando se cria um laço, faz-se uma espécie de juramento de estar sempre ao lado do outro. Você empenha seu futuro.
Hoje, porém, vivemos como pessoas solitárias numa multidão de solitários.
O grande convite, neste tempo, é a necessidade de retomarmos um espaço de comunicação verdadeira, próxima, humana, onde possamos a olhar nos olhos um do outro. Será que aquele seu “amigo” da rede social, é realmente, seu amigo?
______________________________________________________________________________________________________________
Tempo
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.
Produzido por Portal Aconteceu