Parceiros

 

 

Interativo

 

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !

seu nome

seu e- mail


Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
29/04/2014
Contas do mandato de ex-prefeito de Santa Maria serão votadas nesta terça

Da Redação

A Câmara de Vereadores de Santa Maria votará, nesta terça-feira, as contas do ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT), referente ao ano de 2007. O procedimento é padrão. Depois de passar pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), as contas precisam da aprovação dos vereadores. Valdeci esteve à frente do Executivo de 2001 a 2008. Deste período, o petista já teve contas aprovadas em seis anos, de 2001 a 2006. Atualmente, Valdeci é deputado estadual e líder do governo Tarso Genro na Assembleia Legislativa.

O presidente do Legislativo, Werner Rempel (PPL) - que foi vice-prefeito de Valdeci Oliveira durante o segundo mandato do petista, de 2005 a 2008 - não poderá votar. Nas contas de 2007, também recaem apontamentos do TCE contra o atual presidente da Casa.

_ Eu, na condição de presidente do Legislativo, fico impedido de votar porque, à época, eu fui vice-prefeito. Os demais vereadores irão emitir o seu entendimento quanto ao que o TCE diz _ comentou Werner.

O vereador João Carlos Maciel (PMDB), líder do governo Cezar Schirmer (PMDB) na Câmara, acredita que os colegas votarão pela aprovação das contas do petista:

_ O TCE faz uma avaliação, muitas vezes, à distância dos fatos. Todos os apontamentos foram estudados e analisados por nós. Não temos motivo de tornar inelegível um cidadão, que está claro que não se apropriou da máquina pública, e que deu o melhor de si no comando do município. Penso que, por consenso, tenhamos de aprovar as contas do ex-prefeito.

O também peemedebista João Kaus, que durante todo o 2013 presidiu a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, disse ter estudado ponto a ponto os apontamentos feitos pelo TCE. Para Kaus, fica claro que não houve má-fé do petista:

_ Não acredito que os colegas irão impor uma pena pesada e grave contra o ex-prefeito.

Os apontamentos e o acordo de cavalheiro

As contas de 2007 de Valdeci foram reprovadas pelo TCE. O TCE emitiu, por exemplo, algumas inconsistências como a existência de pagamentos indevidos a servidores. O Tribunal também apontou a existência de pagamento de serviços após o período estipulado em contrato e que, portanto, não estariam mais sendo executados pela empresa na obra do centro administrativo, entre outros. Por meio de sua assessoria, o parlamentar disse que não se manifestará até que o resultado da votação das contas seja conhecido. Valdeci também afirmou, em nota, que "tem confiança que a Câmara fará uma análise justa".

Um governista falou ao Diário que tamanho consenso em torno da aprovação das contas de Valdeci tem uma justificativa: ao fim do mandato de Cezar Schirmer, em 2016, o peemedebista, a exemplo do petista, também terá suas contas analisadas pelo Legislativo.

 

Com informações de Diario de Santa Maria

Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS

 

______________________________________________________________________________________________________________

 

Veja mais sobre Região [+ notícias]

 

 

 

 

Você é o visitante nº 14128

Ouça nossa Rádio

Peça sua música

 

Parceiros

 

 

 

 

Coluna do Rubem

Confira aqui as notícias da Política da Região, do Estado e do País.

 

Tempo

Produzido por Portal Aconteceu





Free Web Hosting