Parceiros

 

 

Interativo

 

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !

seu nome

seu e- mail


Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
16/08/2014
Detran sorteará 459 Carteiras de Habilitação

Da Redação

Os inscritos no Programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social e que não foram sorteados na primeira fase ainda terão uma segunda oportunidade para receberem o documento gratuito. O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) realizará novo sorteio para as 459 vagas que não foram preenchidas na primeira chamada do Programa. O edital que define as regras, distribuição de vagas e o calendário para a segunda chamada da CNH Social foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

 

As vagas remanescentes mantêm a mesma destinação original do primeiro sorteio, realizado em julho deste ano. Serão 209 vagas para primeira habilitação (28 destinadas para negros), 77 vagas para adição de categoria (11 para negros) e 173 vagas para mudança de categoria, sendo 153 para categoria D e 20 para categoria E.

 

Sorteio e resultados – A seleção da segunda chamada da CNH Social será feita novamente por meio de sorteio, com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

 

O sorteio será realizado em duas etapas: a primeira, para reserva de vagas, acontecerá no dia 28 de agosto. A segunda, para processo seletivo geral, no dia 1° de setembro. A lista final dos classificados será divulgada pelo Detran/RS no dia 2 de setembro. Conforme o edital da seleção, todos os avisos e informações estarão à disposição dos candidatos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e no site oficial do órgão estadual na internet www.detran.rs.gov.br.

 

Os candidatos selecionados na segunda chamada, após a divulgação do resultado, deverão comparecer no CFC onde realizaram a inscrição para o CNH Social no período de 2 a 19 de setembro, para abrir o processo de habilitação, conforme o serviço e a categoria escolhidos.

 

Em caso de não preenchimento das vagas de cotas por falta de candidatos, elas serão destinadas aos demais candidatos selecionados. Se após o remanejamento ainda não ocorrer o total preenchimento das vagas para adição e mudança de categoria, estas serão revertidas para a primeira habilitação.

 

Em julho deste ano, foram mais de 50 mil inscritos no Programa CNH Social em todo o Estado nos 274 CFCs credenciados pelo Detran/RS. Porto Alegre e Bagé foram as cidades campeãs em inscrições. Santa Maria também ficou no ranking dos municípios com mais inscritos. Ao todo, serão destinadas 7 mil vagas, em duas etapas, para a CNH Social.

 

Programa CNH Social – A Lei 14.029/ 2012, que instituiu a CNH Social, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa em junho de 2012. A primeira edição do programa, em 2013, teve mais de 171 mil inscritos.

 

Para participar do sorteio da CNH Social é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do doverno federal. O programa possibilita à população de baixa renda melhores oportunidades de trabalho e reserva de 15% das vagas para negros e pardos e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres, visando promover a igualdade de acesso aos postos de trabalho.

 

Os beneficiados ficam isentos de pagamento das taxas para serviços de habilitação, cursos e exames teóricos e práticos. O programa CNH Social é coordenado pelo Detran/RS.

 

Com informações de A Razão

Foto: Deivid Dutra/A Razão

 

______________________________________________________________________________________________________________

 

Veja mais sobre Estado [+ notícias]

 

 

 

 

Você é o visitante nº 14128

Ouça nossa Rádio

Peça sua música

 

Parceiros

 

 

 

 

Coluna do Rubem

Confira aqui as notícias da Política da Região, do Estado e do País.

 

Tempo

Produzido por Portal Aconteceu





Free Web Hosting