Da Redação
Um tornado que cruzou pelo interior de Dilermando de Aguiar e Santa Maria na noite de sábado (30/08), deixou um rastro de destruição e ao menos uma pessoa levemente ferida.
O vento forte atingiu principalmente os distritos de Santa Flora, Pains e Passo do Verde em Santa Maria. Ao menos 18 casas tiveram estragos por causa do vento e do granizo.
O temporal teve início por volta das 21h30 de sábado. Na região de Santa Flora, Pais e Passo do Verde choveu 80 milímetros (mm) em poucas horas, segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adelar Vargas, que passou a madrugada de ontem ajudando os moradores atingidos.
Foi perto desse horário que o tornado cruzou pela região. Uma pequena casa de madeira, em Santa Flora, foi derrubada pela ventania. No local vivia um lenhador, que sofreu escoriações pelo corpo. Perto da BR-392, o silo de arroz de uma agropecuária ficou totalmente destruído. Pedaços de metal da estrutura foram lançados a cerca de 300 metros de distância, tamanha era a força do vento. Um grupo de pessoas fazia um churrasco perto do local, mas ninguém ficou ferido.
Vargas estima que o prejuízo possa chegar a R$ 3 milhões. No ano passado, o mesmo silo já havia sofrido estragos devido também a um tornado, que não são raros naquela região.
Na BR-392, 12 árvores caíram e bloquearam o trânsito entre Santa Maria e São Sepé. A Polícia Rodoviária Federal, os Bombeiros e a Defesa Civil conseguiram liberar a rodovia ainda na madrugada.
Vargas afirma que o tornado teria se originado na região de São Gabriel, onde ao menos 70 casas foram danificados. O vento forte seguiu varrendo uma área em direção a Santa Maria atingindo também localidades da divisa com Dilermando de Aguiar, depois, seguiu para Restinga Seca, onde também foram registrados estragos. No rastro do vento forte, houve queda de árvores e postes de energia elétrica, além dos danos a residências. “Ninguém esperava esse tornado, nem os meteorologistas”, conta Vargas.
A maior parte das casas que sofreram estragos fica nos três distritos. Dentro da zona urbana de Santa Maria, duas residências foram destelhadas.
A Defesa Civil distribuiu 300 metros de lona para cobrir os imóveis. O temporal também provocou estragos em outras cidades gaúchas, como Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.
Fotos Adelar Vargas/Divulgação/A Razão
______________________________________________________________________________________________________________
Tempo
© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados.
Produzido por Portal Aconteceu